Tags

, , , ,

Placa de altura em Cerro de Pasco

Eu encarando uma altura de 4700 metros acima do nível do mar. Rolou remédio e oxigênio!

Sumi por três semanas porque não andei bem de saúde. Queria muito escrever, mas me sentia muito fraca e a médica me pediu repouso. Bom, antes de voltar a ativa com mil posts que estou devendo, resolvi fazer um post de utilidade pública sobre doença. 🙂

A gente nunca espera que passe alguma coisa quando estamos viajando e eu nunca deixo de viajar com um seguro viagem, por mais simples que seja, para cobrir alguma emergência mais séria. De qualquer forma, é muito comum as pessoas sofrerem algum mau estar em suas viagens ao Peru, seja por causa da altura de Cusco, por causa da febre amarela da Floresta Amazônica ou mesmo forte infecção intestinal.  Vamos então às receitas:

Para o mal da altura (chamado aqui de soroche): Tem vários comprimidos para o mal da altura, é só você entrar em uma farmácia e pedir “medicamento contra soroche”. O mais indicado é o Acetozolamida e o mais comum de encontrar é o Soroche Pills. Você deve tomar na noite anterior a viagem e no dia da viagem, ao acordar. Os vôos para Cusco (ou qualquer lugar alto) são pela manhã, chegando na cidade, mesmo que você não esteja sentindo nada, deite e tente dormir o resto da manhã, pelo menos durante uma ou duas horas. Este descanso é fundamental para se manter bem o resto da viagem. Muita gente (inclusive meu pai e meu cunhado) se sentiram tão bem que simplesmente saíram para passear imediatamente. No fim da tarde, sentiram todo o peso da altura e ambos passaram muito mal.  Neste caso, deve-se tomar somente um analgésico simples, como paracetamol.

No mais, muito líquido e comidas leves já que a digestão é mais lenta.

O chá e as folhas de coca são distribuídas gratuitamente em todos os hotéis. Mastigar as folhas realmente dão energia e ajudam mais que o chá, mas o chá de coca é muito mais amigável ao paladar.

De qualquer forma, se você se sentir muito mal, vá a um pronto socorro na cidade para tomar um pouco de oxigênio. Informe-se no hotel.

Febre amarela: A vacina da febre amarela é a única coisa que te pode prevenir. Para quem viaja só a Lima e Cusco, a vacina não é obrigatória, mas não vá para a Selva Peruana sem a vacina. Como nossa Amazônia, a floresta aqui é foco forte da doença. Eu, sinceramente, aconselho a todo mundo tomar esta vacina.  É rápida, de graça em qualquer posto de saúde público e te dá descanso de se preocupar com isto durante 10 anos e para qualquer viagem. Lembrem-se que grávidas não podem tomar essa vacina. Se você, por algum motivo, não pode tomar a vacina, é legal você ler este post no Viaje na Viagem. 

Infecção intestinal: Muita gente que vem a Lima passa mal com vômitos e diarreias. É comum. Não sou médica e realmente não sei o motivo, mas imagino que a combinação de comida crua, com pratos típicos pesados e uma dieta muito apimentada deve  contribuir para o mal.

Naturalmente a prevenção é o melhor a fazer:

– Ceviches e frutos do mar, comam somente em restaurantes bons, que vocês sabem que são de qualidade. Evite pedir comidas muito apimentadas.

– Evite nos cardápios alimentos “con ají o rocoto”. O ají é bem tranquilo, você pode até arriscar, mas o rocoto é uma pimenta muito forte.

– Beba somente água mineral. Isto é importantíssimo. Sempre ande com sua garrafinha de água e evite bebedouros e as “águas de mesa”, como chamam aqui as águas filtradas. Existem 3 marcas populares de águas aqui: San Mateo, San Luis e Cielo. A única que é mineral é a San Mateo, as outras são filtradas. Tentem ficar com a primeira opção, apesar de, na falta, poder tomar as outras tranqüilamente também.

Já sofrendo do mal, um remédio muito indicado aqui são os comprimidos mastigáveis Bismutol. Toma-se 2 comprimidos a cada 6 horas. Esta pastilha pode ser tomada também de forma preventiva.

Com excessão destes males, será muito difícil você ter algum tipo de problema em sua viagem ao Peru, mas, se algo mais sério te acontecer, acione o seguro e/ou procure um pronto socorro. Eu indico:

Clinica Ricardo Palma – Um hospital grande e estruturado na Av. Javier Prado. Já acompanhei brasileiro com emergência cardíaca e foi operado com excelente resultado.

Clinica El Golf – Fica em San Isidro e conta também com emergência pediátrica. Excelentes médicos.

Para exames médicos, Laboratório Roe  tem diversas filiais na cidade e a mais próxima de Miraflores é na Av. Comandante Espinar. Outro laboratório de confiança é o Suiza Lab, em Miraflores.

Já farmácias, você encontra sempre dentro de grandes supermercados como Vivanda, Wong e Plaza Vea e elas também estão espalhadas por toda a cidade. No centro de Miraflores tem mais de cinco. Toda farmácia em Lima tem um farmacêutico e, como no Brasil antigamente, é fácil comprar remédio sem receita médica. Por lei, porém,  nenhuma farmácia no Peru pode aplicar injeção, mesmo com receita.

Gostaria também de deixar claro que não sou médica, não estou aqui medicando ninguém. Eu sou meio paranóica e sempre antes de qualquer viajem vou ao médico para me informar sobre tudo que posso ou não posso. Só você pode ter este cuidado, saber suas limitações.  Aqui dou dicas gerais e os medicamentos citados são comprados sem receita médica. É sempre bom trazer seus remédios mais usuais.  Para ajudar, a Lu Betenson escreveu um ótimo post sobre farmácia para viagem.