Tags

, , ,

Quem veio a cidade nos últimos meses e visitou o centro histórico de Lima pôde perceber diversas obras acontecendo no local. As modificações, como criar rua somente de pedestres e a criação de museus, vieram para deixar o centro ainda mais lindo e interessante.

Um dos museus inaugurados recentemente, em novembro do ano passado, foi o Museo de Sitio Bodega y Quadra, próximo ao Convento São Francisco, em uma rua atrás do Palácio do Governo peruano. Novo, mas já pode incluir como passeio obrigatório no seu roteiro. Vale a visita.

O museu foi criado numa das casas coloniais dos antigos comerciantes e foi escolhida porque no local foram encontrados centenas de objetos da era colonial, além de escavações que mostram séculos de alterações arquitetônicas, o que ajuda a recriar a própria história de Lima.

Museu bodega y Quadra de Lima

Entrada do Museu localizado no Centro Histórico de Lima

O museu está dividido basicamente em quatro partes:

1) A cerâmica colonial

Nesta área, o visitante tem contato um pouco com a mistura cultural que uma Colônia vive, através de suas cerâmicas. Práticas próprias do povo nativo pré-colombiano, misturado com praticas de procedência espanhola criam objetos como novos desenhos, novos motivos.

cerâmicas encontradas nas escavações do Museo Bodega y Quadra

Exposição de cerâmicas encontradas reconstroem a Lima colonial.

2) A Casa Bodega y Quadra

A história da casa por si só já é muito interessante. Depois do grande terremoto de 1746, as casas coloniais (solares) perderam seu valor, devido ao comprometimento de suas estruturas. Nesta época, don Tomás de la Bodega y Quadra, um rico comerciante da elite da época, comprou a casa para restaurá-la e criar ali em suas áreas subterrâneas diversas lojas.

Passear pelos seus cômodos, andar pelas escadas, olhar através das janelas, ver seus azulejos nos leva ao tempo de uma cidade rica, colonial, sede do governo espanhol. Você terá uma boa idéia do que era viver naquela época.

Mas a casa é mais que isto. Nas escavações, encontraram estruturas anteriores do séc.  XVIII, onde foram utilizadas diversas técnicas, abrindo um mundo de possibilidades do que esta casa já viveu…

 Casa Bodega y Quadra

Detalhes da casa com a escadaria e o azulejo recuperado.

3) A área arqueológica

Na parte dos fundos da casa foram realizados trabalhos de investigação arqueológica e descobriram arquiteturas da época que Lima era o segundo reinado da Espanha, pertencentes aos séculos XVI, XVII e XVIII.

Museu Arqueológico em Lima

A parte baixa da casa, onde fica a museu arqueológico. Arquiteturas do séculos XVI, XVII e XVIII.

4) A cultura material da República

Esta mostra apresenta a vida da capital recém República. Um período de grandes transformações, novos costumes e vida social intensa. Os objetos remontam a época.

Cerâmica da Era Republicana do Peru.

Cerâmicas vindas do Panamá na República.

Para mim, o mais interessante foram as descrições sobre a formação física, social e política da sociedade, seus mapas e explicações.

Exposição da história colonial peruana

Planta do funcionamento social e físico de Lima durante a era colonial.

Mapa de Lima antiga

Mapa de Lima, quando esta era a principal capital do Reinado Espanhol na América do Sul.

Ilustrações da época colonial em Lima

Ilustrações da Lima colonial. Na última ilustração, Lima ainda chamada “Cidade dos Reis”.

O museu é lindo e muito bem montado. Ele não é grande, não cansa e você descobre coisas muito bacanas sobre a cidade. É sem dúvida o maior museu de história colonial de Lima, apresentada desde o período pré-hispânico até o primeiro século de independência do país.

Museo de Sitio Bodega y Quadra
Endereço: Jirón Ancash 213 – Cercado de Lima
Horário de visitas: terça a domingo – 9h a 17h