Tags

, , , , ,

Onibus, Peru, Autobuses, Viagem pelo Peru

O Alessandro, um leitor querido do Cup, me escreveu dizendo que havia procurado muito pela rodoviária de  Lima e não encontrou. Ótimo motivo então para falar de um assunto que ando devendo por aqui: as viagens de ônibus pelo país!

Ônibus é a forma mais barata de viajar dentro do Peru, já que o sistema ferroviário é praticamente inexistente e as viagens aéreas são naturalmente mais caras.

Viajar de ônibus pelo país é uma aventura. Você terá a oportunidade de passar por vilarejos, ver como o povo peruano vive, conhecer as diversas paisagens do país, seus plantios e fábricas. A parte chata é que, dependendo por onde se aventure, as viagens são longas e muitas estradas ainda não estão em condições ideais. Lembrando também que as estradas de subida à serra são perigosas. Requisitos básicos para sua viagem são paciência e mente aberta.

O sistema de transporte interurbano aqui no Peru não é padronizado e tem empresas para todos os gostos e bolsos. Basicamente, a rede atinge todas as capitais e, das capitais para as cidades menores e vilarejos, há ônibus regionais ou vans.

Vou ser bem sincera aqui. Há dois tipos de empresas de transporte no Peru: as mais luxuosas e seguras, que eu aconselho a utilizar e as mais populares, que tem uma segurança duvidosa e um serviço ruim. Claro que as maiores tem valores mais salgados, mas ainda assim serão mais econômicas que no Brasil e que passagem aérea.

Respondendo agora à importante pergunta do Alessandro: aqui no Peru não existe rodoviária. 🙂 Cada empresa de transporte tem sua própria estação de embarque e desembarque e estão localizadas em lugares diferentes na cidade, por isto é importante você entrar no site da empresa, buscar o endereço antecipadamente para saber como chegar.

A maioria das empresas saem próximo ao centro da cidade e normalmente suas estações não são seguras, então muito cuidado com bagagens, dinheiro e afins. As grandes empresas do país, como a Oltursa e Cruz del Sur, tem suas bases em bairros como Miraflores e San Isidro.

Aqui algumas empresas de transporte do país:

Oltursa – atende cerca de 20 cidades, entre elas Arequipa, Nazca, Trujillo e Cuzco. Tem 4 tipos diferentes de ônibus, todos muito confortáveis, seguros e modernos. Dependendo do ônibus, oferece serviço de bordo, internet, reclinação 180 graus, tela individual com mais de 50 filmes, entre outras coisas. No seu site, você encontra vídeos ilustrativos sobre o ônibus, promoções e pode comprar a passagem. Sua estação de embarque é em San Isidro. É considerada  a empresa de transporte mais luxuosa do país.

Cruz del Sur – Uma das mais antigas empresas de transporte, é talvez a maior do país. Atende a mais de 40 cidades, entre destinos nacionais e internacionais, com 03 tipos de ônibus confortáveis e seguros.  Sua estação de embarque fica na Av. Javier Prado, avenida conhecida e de fácil acesso, e conta com uma estrutura grande para atender os passageiros. Possuem cartão fidelidade e sala vip. Os valores costumam ser um pouco menores que a Oltursa.

Movil Tours – Muito forte no segmento de turismo particular, a empresa viaja para aproximadamente 15 destinos. Empresa séria, confiável e segura, tem ônibus bons e confortáveis, mas não possui as mesmas facilidades que as anteriores. É a única que viaja até Rio Branco, no Brasil. Ok, ninguém vai querer ir para Rio Branco via Peru, mas achei a informação legal mesmo assim! 🙂

Tepsa – Há quase 60 anos no mercado,  a empresa conta com boa frota de ônibus e atende 28 cidades. Tem a mesma estrutura e serviços que as demais (não a Oltursa!), porém não vende por internet. Isto não chega a ser um problema devido a quantidade de pontos de vendas espalhados na cidade. Oferece também pacotes turísticos pré-montados, o que pode ser um facilitador para sua viagem.

Peru Bús – Empresa menor, mais nova, atende 8 destinos somente, com uma frota de boa qualidade. Oferece um serviço mais básico.

Tem ainda outras empresas como a Transportadora Línea e a Flores Hermanos, que possuem também um bom serviço, são de confiança, mas eu não as conheço pessoalmente. E, além destas que citei porque conheço, há mais dezenas de empresas menores que não valeria a pena citar. Vocês estarão suficientemente atendidos com tantas boas opções!

Bom, na escola sempre diziam: faça sua pergunta em voz alta que pode ser também a dúvida de um colega. É isto. Espero que a resposta para o Alessandro tenha respondido mil dúvidas para outros tantos leitores.

No mais, desapegue da bagagem pesada  e pé na estrada!