Tags

, , ,

Como em outubro é o mês inteiro de comemoração para as crianças, eu não poderia deixar de homenageá-las aqui no blog também e falar um pouco sobre crianças em Lima.

A cidade é super amigável para as crianças de todas as idades. O que não falta aqui são programas legais, teatros, contadores de histórias, restaurantes com menu infantil e passatempos para os pequenos.

Aqui listo alguns dos programas que farão qualquer criança feliz:

Turisbus, Lima

Turisbus – Aqui, como nas grandes capitais mundiais, tem o city tour com ônibus de dois andares. Como o segundo andar é aberto, fica mais divertido, sente mais a cidade e consegue observar o todo. Normalmente a criança acha este tipo de city-tour menos chato e cansativo, além de não cansá-los fisicamente.

Centro, Lima, Convento San Francisco, Plaza de Armas

Centro de Lima – Se não obrigá-los a entrar nos museus e catedrais, o centro histórico pode ser bem legal. A Plaza de Armas é bonita e está sempre muito movimentada.  Tem troca de guarda no Palácio do Governo, pombos em frente ao Convento de São Francisco e a Casa Aliaga pode ser atraente. É possível fazer um  passeio de charrete e, se seu filho for adolescente, vai curtir as catacumbas com milhares de ossos de pessoas que foram enterradas ali embaixo da Igreja São Francisco.

malecon, lima, parque del amor, parapente, crianças em lima

Malecón – O calçadão da cidade é muito divertido, principalmente no fim de semana. Há vários parquinhos para diferentes idades, pista de skate, crianças por todos os lados. Se for seu estilo, alugue uma bicicleta no Shopping Larcomar e percorra o calçadão até o parque onde tem as linhas de Nazca feitas em flores. No trajeto, ainda tem o Parque do Amor com seus divertidos mosaicos e o salto de parapente. Seu filho curtirá ver as saídas e os pousos, mesmo que seja pequeno ainda para saltar.

Feira Orgânica, Lima, Esquina Musical

Esquina Musical e Feira Orgânica – O programa pode parecer alternativo demais, mas é bem divertido. Todo sábado, no Parque Del Reducto, em Miraflores, acontece uma deliciosa feira orgânica. Eu gosto muito de ir logo de manhã para tomar café da manhã nas barraquinhas. Tem wraps, tortas, bolos, doces tudo feito com frutas e os grãos peruanos mega saudáveis, quinua, kiwicha ou cañihua. Para completar, café orgânico e suco.

Depois de passear na feira e já devidamente alimentado, entre no lindo parque. Lá, a partir das 11h, acontece a Esquina Musical, um programa criado para que as crianças tenham acesso a musica e instrumentos. Todos podem tocar pandeiro, cajon (típico instrumento peruano) ou o que tiver em mãos. Guiando a Esquina, um grupo musical muito bom e divertido, que canta e conta histórias. Detalhe: só se toca marinera, música típica. Programa gratuito e de qualidade.

Cirguito Magico de las Aguas, Lima, Parque das Aguas, Show das Fontes

Circuito Mágico de las Águas – Parque com maior quantidade de fontes no mundo, o Parque das Águas é um extenso e bonito parque onde você passeia e brinca entre as fontes. Com show de luzes e som, as fontes se movem, formam desenhos, túneis, pirâmides e, em horários marcados, acontece, nas fontes principais, um show de laser. Diversão na certa para qualquer idade.

Avenida Arequipa, passeio de bicicleta em Lima, Lima, Casarões

Andar de bicicleta na Av. Arequipa – Todos os domingos, a Av. Arequipa, uma das maiores da cidade, fecha de 8h às 13h para dar caminho a patinadores, corredores e ciclistas. Você pode alugar bicicleta em um dos estandes (tem aquela bicicleta família também!) e conhecer a cidade de um jeito diferente. A Av. Arequipa é linda, com casarões coloniais, museus, lojas de souvenirs e muita histórias, mas, durante a semana, há tanto tráfego que é quase impossível ver sua beleza. Um plus: a avenida liga Miraflores ao centro da cidade (passando por parques, estádio, etc). Segundo plus: há policiais e monitores em toda a avenida e estandes com bebidas gratuitas para os ciclistas. Não seria uma delícia explorar Lima de bicicleta? 😉

zoo, parque de las leyendas, lima

Parque de las Leyendas – Eu adoro zoológico e o de Lima é bem estruturado. Há animais da fauna peruana, pássaros, macacos, zebras, búfalos, hipopótamos, girafa, leão e até pingüim. Tem também um trenzinho para percorrer todo o parque. Grande, espaçoso, com muita área verde, as crianças podem também correr e brincar. Me surpreendeu.

Huaca Pucllana, Huaca Huallamarca, Lima, Peru

Huacas – As huacas foram antigos templos e centros de oferendas dos povos pré-incas e incas e estão espalhados por toda a capital. Alguns estão restaurados e tem uma ótima estrutura de visitação. Eu indicaria a Huaca Pucllana ou a Huaca Huallamarca. A primeira é maior, tem mais história e bonecos de cera simulam o cotidiano da época. Já a Huaca Huallamarca é menor, menos cansativa, mas o passeio é basicamente subir na pirâmide. Qualquer uma das duas diverte as crianças que podem se sentir um Goonie (ou qualquer explorador da sua geração!

ilhas, lima, passeio de lancha, mergulho, leões marinhos

Passeio às Ilhas – Esta dica é só para quem tem um espírito de aventura maior, vir em uma época mais quente e tem um tempo maior para explorar a cidade. Um passeio de lancha que sai de Callao para conhecer as três ilhas da capital, com direito a um banho com leões marinhos.

Lima, Jockey Plaza, Jockey Kids, Larcomar

Shoppings – Passeio típico não é, mas shopping em qualquer lugar do mundo diverte qualquer criança. Aqui não seria diferente. Larcomar é basicamente um shopping de entretenimento. Diversão para toda a família.Tem boliche, parquinho, fliperama, cinema, teatro, barzinho, restaurante e o CityToys, um parquinho pago que simula uma cidade e é muito bacana para crianças até 6 anos.

Já no Shopping Jockey Plaza existe o Jockey Kids, uma área de diversão com fliperama e parquinho eletrônico. Tem também o Divercity, um parque de diversão somente para crianças, ideal para crianças entre 8 e 12 anos.

Viu como programas não faltam? E olha que eu nem falei dos museus, do divertido bairro do Barranco, nem das aulas de surf que podem ser uma opção. Como tudo que envolve filhos, criatividade e disposição são os ingredientes essenciais. O resto, Lima tem!